Resenha — Filme X Livro: A Garota No Trem

17:28 2


                     

                        "De vazio, eu entendo. Começo a achar que não há nada a se fazer para preenchê-lo. Foi o que percebi com as sessões de terapia: os buracos na sua vida são permanentes. É preciso crescer ao redor deles, como raízes de árvore ao redor do concreto; você se molda a partir das lacunas." Pág. 114


Oi leitores, tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre um livro/filme que foi um sucesso no ano de 2015/16. Infelizmente eu só consegui ler este livro e ver este filme, agora no ano de 2017, mas antes tarde do que nunca, Certo? Espero que gostem da resenha!
                                                          XXXX


       
            A garota no trem foi escrito pela inglesa Paula Hawkins, e se me fosse proposto descrever sua obra com poucas palavras, para quem ainda não leu o livro ou viu o filme, eu diria que é algo divisor de águas. Muitos amam e muitos odeiam. E eu estou no grupo dos que amam, e ao decorrer da resenha explano os motivos. 
            Antes de iniciar a leitura, é interessante saber que se trata de um thriller psicológico. Ou seja, vamos ter questões psicológicas apresentadas na história. Queria você ou não. Se você acredita que tudo é mimimi, este livro não é para você.
            O livro é narrado em primeira pessoa por três mulheres. Rachel, a principal, tem um vício; E por conta deste vício ela acabou perdendo tudo que mais amava, seu marido, trabalho e amigos. Restando somente sua amiga Cathy, onde Rachel mora, e ao decorrer da história somos introduzidos nos pensamentos e medos da personagem, entendendo o real motivo pelo qual a levou procurar consolo no alcool;
             Megan, na visão da Rachel, vive um conto de fadas da realidade. Entretanto, ao decorrer da história somos apresentados a sua vida, seus pensamentos, e vemos que as aparências enganam. Anna é a atual do marido da Rachel, uma mulher que a principio é somente a atual de um homem sexy e quente, um pobre homem que enfim se libertou da ex mulher alcoólatra. 
            O livro se trata de personagens femininas que além de tudo são humanas, cheias de defeitos, qualidades, que cometem erros e acertam, que sofrem e que são felizes. Mas, além de tudo, vemos personagens com problemas psicológicos. E eu pessoalmente acho isso muito interessante... como a autora utilizou deste "recurso" — me falta uma palavra melhor,  para fazer um livro instigante. 
             Ao contrário do que muitos dizem, achei uma leitura muito bem fluída e instigante, com um final surpreendente. Sim, o final me agradou. E sim, eu tinha hipóteses, mas não tinha certeza de quem realmente havia feito tal coisa. Mas agora você pode estar se perguntando ai, mas o livro é só isso? Na minha opinião, para você ler e se surpreender, sim. Tudo que eu falar aqui daqui para frente, vai ser um spoiler, já que o livro é cheio de reviravoltas e novidades.  
            Um ponto negativo, ao meu ver, foi a complexidade de alguns personagens. Enquanto uns, eram complexos e bem trabalhados, outros... não. Mas isso não tirou o brilho da história! A forma como a autora conduz o livro, detalhando de uma maneira moderada, seguindo com a história e nos introduzindo os acontecimentos é surpreendente e esperto! 


            Eu realmente recomendo o livro, e por este e outros aspectos que só serão citados na parte com spoilers, a nota é 4,0! :)





            Agora, vamos falar sobre o filme, ainda SEM SPOILERS
            Dirigido por Tate Taylor e com roteiro de Erin Cressida Wilson, posso dizer que o filme tem a essência do livro. As cenas da Rachel (Emily Blunt) me impressionaram! Quando se trata da Rachel, a filmagem foca no seu rosto, e a atriz transmite brilhantemente bem os sentimentos da personagem, que variam durante a história, (desapontamento, alegria, desejo, surpresa).
A atriz que interpreta a Megan (Haley Bennett) brilhou também, sem muito detalhes para não contar spoilers, mas a sua atuação condizia com a Megan dos livros, é uma mistura de sentimentos. Um recurso do filme foi as consultas que a Megan tanto não queria ir no início do livro, foram usadas para contar boa parte da sua história.
           Um fato que é interessante, é que a tecnologia foi colocada no filme, algo que trouxe para nós um ar de familiaridade  com os dias atuais! – quem não sabe, o livro se passa em 2012/2013, e as coisas eram diferentes, rs. 
            Outros atores atuaram de uma forma condizente com a do texto, e quando digo isso quero dizer que  não fizeram milagres com um texto como este. Todos os atores tinham potencial para uma ótima atuação, entretanto, o texto não foi condizente. Parece ter sido escrito as pressas e ficado sem revisão. Muitas cenas importantes foram cortadas, e muitas cenas foram muito suavizadas... mal exploradas. Tenha certeza que o livro tem muito mais ação.
         Infelizmente, sim, o filme tem problemas. E muitos. O filme tem uma narrativa rápida, que não te cansa e te instiga. E isto é bom. Entretanto, são personagens rasos. Mas na minha opinião, muitas questões do livro foram esquecidas... ou mal trabalhadas nas telonas. Toda adaptação de livro para filme exige mudança, muitas eu entendi, outras não.
         Acredito que o que "pecou" no filme foi o roteiro. Parece ter sido escrito as pressas, como eu já disse... e aquela narração gostosa da Paula se perdeu completamente. Alguns personagens que já foram mal aproveitados no livro, no filme ficaram pior... não é Scott? Enfim... o filme tem a essência, é bom, mas poderia ser MUITO melhor, e como na maioria dos casos o livro é melhor. Nota 3,5.



                                                                                    


 <- Veja o Trailler




PS: Se você gosta de ser sempre surpreendido, não veja o trailler. Na resenha tentei ao máximo evitar spoilers, ou partes que julguei interessantes e surpreendentes. E o trailler é um resumão do livro/filme, podendo o final ou cenas, serem previsíveis.



        Para você que ainda não leu/viu o livro/filme, a resenha acaba aqui. Espero que tenham gostado, e que tenham interesse de conhecer esta história. Siga o blog, e volte sempre! 
* Não esqueça de comentar, críticas construtivas são sempre bem vindas.






                                       SPOILERS, vamos conversar? Momento desabafo.
                            
Primeiramente, fui ver este filme ciente de que adaptações exigem mudanças... e tudo que eu falar aqui são as minhas opiniões. Coisas que me desagradaram... ou que eu não entendi. Um mero desabafo! haha
A cena da Rachel na reabilitação foi boa, entretanto não existe no livro. E, não condiz com a Rachel. Ela não iria se abrir daquela maneira, para muitos estranhos, e ainda comemorando “um dia sem álcool”; As diversões da Rachel quando ela fingia estar trabalhado, também mudaram. No filme, ela jogava sinuca e conversava com pessoas em “bares”. Já no livro, a personagem é bem solitária. E no filme, algo que eu achei estranho e não entendi o motivo do porquê colocar, foi que a Rachel tinha um hobbie! Desenhar. Estranho, digo eu, porque a personagem vive embriagada, e confusa.
 A Anna do filme é menos... boba. A personagem no livro não foi tão bem explorada, entretanto as cenas em que ela se comparava a Rachel, e ao seu comportamento de desconfiança, foram muito boas. No filme elas existem, mas não me transmitiu as mesmas sensações. O texto não foi um dos melhores. A empatia da Anna, no final do livro, que foi uma das partes que eu mais gostei, ver as duas se juntarem, no filme se tornou algo super raso e fraco. Como eu disse na resenha do filme, ele é bom, mas tinha um ótimo potencial para ser melhor... =/ 
Enfim, é isto. 
              Obrigado para você que leu até aqui, me desculpe por esse momento revolts, e até mais! :D

2 Comentarios "Resenha — Filme X Livro: A Garota No Trem"

avatar

Olá! Não li e nem assisti ao filme. Vi o quanto as pessoas comentaram esse livro principalmente no passado, e a princípio fiquei interessada, mas depois que todos deixaram de falar, eu acabei perdendo o interesse em ler. Não sou muito de acompanhar o que está fazendo sucesso...
Passei aqui pra avisar que indiquei seu blog para responder à TAG Lugares Literários. Espero que goste e que possa responder!
http://loucura-por-leituras.blogspot.com.br/2017/02/tag-lugares-literarios.html

avatar

Muito boa a resenha. Gostei, e concordo totalmente!